Quando falamos sobre experiência do paciente, muitos médicos não entendem onde esse assunto vai parar. O paciente precisa ser diagnosticado, não é isso? Para falar a verdade, esse é o principal, mas não é apenas isso que o encanta.
Vivemos numa era onde há mercado para tudo. A saúde não está de fora dessa lógica. Quem trabalha na área médica precisa entender que há uma concorrência real para esse nicho. Por isso, é preciso fazer mais do que atender aos pacientes, é necessário encantar!
Uma pergunta para você que é médico: o que você entende de marketing de encantamento ou atendimento diferenciado? Eu vou explicar alguns passos que vão além da sua consulta e que ajudam a tornar o seu paciente um verdadeiro cliente fiel. Confira:
- Seja fácil de encontrar: qual marketing que você faz do seu consultório? É fácil encontrar o seu endereço, telefone e todos os dados necessários para marcar uma consulta? Você investe em mídia?
É preciso estar sempre ao alcance do seu paciente, isso significa que é necessário investir em ações de marketing apropriadas para a sua área e especialidade.
- Compreenda e valorize a internet: ainda falando sobre a forma que o paciente utiliza para encontrá-lo, é necessário destacar a internet como uma mídia imbatível nos dias atuais.
Se você tem um site, dê uma atenção especial para ele. Diversos sites da área médica tem um erro em comum – não fica claro como o paciente pode marcar uma consulta. Pense na experiência do usuário e repense o seu site para que ele seja simples, direto e amigável.
- A recepção do seu consultório: sim, a primeira impressão é a que fica. Não adianta correr dessa máxima. Ela é real e funciona muito bem quando estamos falando de experiência do usuário.
É essencial que o seu consultório tenha uma recepção educada, clara, tranquila e principalmente, alinhada com os padrões do seu atendimento. A partir do momento que o seu paciente entra no seu espaço, ele precisa sentir que tem a devida atenção. Sem contar que um cafezinho e uma água também ajudam muito nisso!
- Você é a peça final: o último bloco da pirâmide é você, é o seu atendimento! Para cuidar bem de um paciente não adianta diagnosticar o seu problema e receitar o melhor remédio. É preciso ser seu “parceiro” nesse momento delicado.
Tenha tranquilidade nas consultas, escute as preocupações do paciente e tente, dentro da especialidade necessária, ser didático. Explicar bem tudo que está acontecendo é a forma ideal de terminar essa caminhada de encantamento.
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