Hoje o mercado de seguro saúde convive com um grande dilema: todos pensam em reduzir custos, porém sem terem uma atuação efetiva em prevenção.
O atendimento é prolongado devido a falta de informações a respeito dos pacientes, exames são repetidos, o paciente não tem algum exame ou não se lembra de alguma informação, acarretando em novos gastos para o Plano de Saúde, a sinistralidade é alta por conta da falta de tratamentos preventivos e ações de promoção a saúde, que podem ser implantadas através de um banco de dados que identifica os perfis de segurados e mostra as diretrizes para o controle da sinistralidade.
Para o Plano de Saúde, a utilização do Prontuário Saúde significa Melhor Atendimento e Redução de Custos.
Melhor atendimento em função de que o médico ou profissional de saúde pode, com a autorização do Usuário (Paciente), acessar todas as informações clínicas contidas no Prontuário Saúde e, com isso, ter um suporte melhor nos diagnósticos ou na definição dos tratamentos e atendimentos de emergência.
Redução de custos em função da maior assertividade nos diagnósticos e tratamentos, além do acesso a resultados de exames já realizados dentre outras informações clínicas relevantes que na sua ausência ocasionam custos e tempo para a sua obtenção.
Redução da sinistralidade a longo prazo, pois o sistema identifica perfis de risco e orienta ações de prevenção e apoio a saúde.