MELANOMA: BAIXA INCIDÊNCIA, ALTA MORTALIDADE.

By NetClinica - Adm 1 ano agoNo Comments

O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Sendo um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade.

O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Há diversos tipos clínicos de melanoma, como o melanoma nodular, melanoma lentiginoso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano.

SINTOMAS DE MELANOMA

O melanoma pode ocorrer na pele, olhos, nas orelhas, no trato gastrointestinal, nas membranas mucosas e genitais. As áreas mais comuns são o dorso para os homens e os braços e pernas para as mulheres. Os primeiros sinais e sintomas de melanoma são frequentemente:

    • Uma mudança em uma mancha ou pinta existente.

    • O desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum em sua pele.

    • Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, comichão, sangramento e a não cicatrização da área.

SINAIS DE MELANOMA

O melanoma varia muito na aparência. Alguns podem mostrar todas as alterações citadas, enquanto outros podem ter apenas uma ou duas características incomuns. Por isso, como regra geral, qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta/mancha que já existia deve servir de alerta para procurar um dermatologista.

É importante procurar um médico sempre que notar uma nova lesão, ou quando uma lesão antiga tiver algum tipo de modificação. Existe uma regra didática para os pacientes, chamada ABCDE, cujo objetivo é reconhecer um câncer de pele em seu estágio inicial:

      • Assimetria: imagine uma divisão no meio da pinta e verifique se os dois lados são iguais. Se apresentarem diferenças deve ser investigado.

      • Bordas irregulares: verifique se a borda está irregular, serrilhada, não uniforme.

      • Cor: verificar se há várias cores misturadas em uma mesma pinta ou mancha.

      • Diâmetro: veja se a pinta ou mancha está crescendo progressivamente.

      • Evolução: se a mancha teve alguma mudança na cor, formato ou tamanho.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/melanoma.
SISTEMA DE GESTÃO NETCLÍNICA

Nunca foi tão fácil ter o controle da sua Clínica ou Consultório Médico.

Junte-se a mais de 2.000 clientes satisfeitos

EXPERIMENTE GRÁTIS POR 30 DIAS
Categories:
  Dicas, Informativo

Leave a Reply

Your email address will not be published.