Marketing digital para área médica – Será que vale a pena?

By Netclínica Sistema de Gestão On-line 7 anos agoNo Comments
Marketing Médico - Dicas Netclínica

O marketing digital está em todos os lugares. Pequenas, médias e grandes empresas investem nesse meio de divulgação que é, atualmente, o setor da publicidade que mais cresce ao redor do mundo.

Diversos nichos e especialidades estão migrando para o marketing digital como única forma de divulgação das suas marcas. Ninguém mais tem vontade de investir grandes orçamentos em propaganda televisiva, já foi mostrado que com o marketing digital você alcança, com um orçamento muito menor, o seu público-alvo.

Bom, mas e a área médica? Muita gente fica em dúvida sobre a ideia de fazer uma campanha de marketing quando o nicho trabalhado é saúde. O que fazer? Como fazer? Como segmentar? Como alcançar possíveis pacientes? As respostas são mais simples do que você imagina!

 

  • Como fazer marketing digital para área médica

 

Assim como qualquer setor do mercado, existem empresas especializadas em marketing digital voltado para esse nicho de mercado. Porém, vale dizer que qualquer agência está qualificada para atuar sobre esse tema. O ponto principal é a segmentação e o estudo em cima do público-alvo a ser alcançado para que a campanha tenha sucesso.

 

  • Como abordar o público-alvo

 

A saúde não é uma área de mercado que pode ser “vendida” como um produto qualquer. É preciso inspirar confiança, ter conhecimento das regras éticas desse meio e anunciar sempre com total ciência do peso que um anúncio relacionado à área médica pode ter sobre a população em geral.

Vale dizer que existem regras legais para fazer propagandas médicas. Por isso, qualquer empresa responsável pelo marketing digital da área da saúde precisa se inteirar de todas as implicações e cuidados dessa conta.

 

  • Como segmentar

 

Qual é a sua especialidade? Qual o perfil de paciente que precisa da sua consulta? É preciso utilizar dados demográficos para criar essa segmentação. Estamos falando de idade, sexo, região, classe social e até mesmo profissão. Com isso é possível separar um grupo de pessoas com maior possiblidade de adesão ao seu anúncio. Além disso, a melhor forma de criar esse perfil é usando como base o seu banco de dados de clientes. Ele é o melhor reflexo do seu público-alvo.

 

  • Quanto investir

 

Essa talvez seja a pergunta que mais gera dúvidas: quanto investir? Ninguém quer jogar dinheiro fora, mas todos querem uma ação efetiva de marketing com real potencial de resultados. Por isso, o orçamento sempre gera muitas interrogações.

Investimento é relativo para cada caso, para cada campanha e para cada alcance esperado. Não existe uma cartilha, mas com certeza existem modos de medir se o seu investimento está gerando o resultado desejado. Por isso, o principal ponto aqui é mensurar a sua campanha e acompanhar cada gasto. Verifique constantemente os resultados a fim de otimizar seus impulsionamentos e defina, a partir daí, o seu orçamento ideal.

 

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  Gestão, Marketing

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