TISS – Entenda a importância desse sistema

By Netclínica Sistema de Gestão On-line 4 anos ago

Já falamos sobre banco de dados, sobre Big Data na área médica e agora vamos falar de um sistema que, além de ser essencial para a saúde, está vigente e já demonstrou os seus principais resultados.

Se você é médico e atende através de planos de saúde, com certeza já teve que se adaptar aos TISS, Troca de Informação em Saúde Suplementar. Porém, você entende a sua importância?

Para muitos, o TISS é apenas uma padronização, um modo de tornar as informações de saúde devidamente distribuídas. Na verdade essa é sim uma das principais funções do TISS, mas o seu verdadeiro potencial está guardado no que está contido em cada dado.

O TISS foi criado para a troca de informações entre os planos e a Agência Nacional de Saúde. A ideia é criar um banco de dados, com as informações médicas que podem servir para otimizar e entender questões de caráter clínico, epidemiológico ou administrativo dos serviços de saúde suplementar.

Na verdade o TISS é um grande trunfo para a saúde brasileira. Com uma população que tem migrado cada vez mais para os serviços privados de saúde, o TISS é uma forma funcional do Ministério da Saúde e da iniciativa privada obterem informações sobre doenças, surtos, funcionamento de medicamentos e muitos outros pontos que são essenciais para pesquisas e testes.

Sistema moderno e eficiente

Em 2005 foi aberta uma consulta pública sobre as funções e formatações do TISS. Nela, diversos órgãos públicos e privados puderam opinar para tornar esse um sistema útil, simples, acessível e pincipalmente circulável.

Através de uma série de estudos e sugestões, foi escolhido para o TISS a linguagem XML. Assim, suas informações podem ser lidas através de qualquer computador do mundo, num esquema semelhante a um banco de dados em planilha.

Desde então, o TISS pode tornar viável a troca de informações médicas garantindo a total privacidade do paciente e garantindo aos profissionais de saúde todos os dados necessários para estudos e comparações.

O TISS em constante evolução

O TISS apresenta, por sua essência, um evoluído método para tornar as informações entre os planos de saúde úteis para a melhoria do setor. Além de fornecer uma importante base cientifica. Porém, ainda assim o TISS está em evolução.

A Diretoria de Desenvolvimento Setorial, integrante da ANS, criou e apóia o COPISS, Comitê de Padronização de Informação da Saúde Suplementar. A ideia é tornar o TISS cada vez mais abrangente, mais funcional e mais seguro. Um projeto que visa dar informações reais à área de saúde através da melhoria desse sistema de dados.

O TISS ainda está em fase de melhorias, mas a sua importância já foi provada e as suas informações já fizeram uma grande diferença na saúde como serviço. Com uma evolução constante, o TISS pode garantir cada vez mais benefícios, além de tornar a  área médica cada vez mais humanizada e integrada.

 

SISTEMA DE GESTÃO NETCLÍNICA

Nunca foi tão fácil ter o controle da sua Clínica ou Consultório Médico.

Junte-se a mais de 2.000 clientes satisfeitos

EXPERIMENTE GRÁTIS POR 30 DIAS
Category:
  Sistema