Gestão de Consultórios e Clínicas

By Netclínica Sistema de Gestão On-line 7 anos ago

Como reduzir as faltas de pacientes?

Se você é um profissional de saúde ou trabalha em um consultório médico, já se deparou com a seguinte situação: o paciente marca uma consulta, ocupa sua agenda, mas não comparece.

Esta situação é muito comum e sabe qual é o principal motivo destas faltas?

Foi realizado um levantamento com pacientes que tinham consultas agendadas em consultórios da cidade de São Paulo e o principal motivo das faltas é o esquecimento.

As faltas atrapalham o trabalho do profissional de saúde e influenciam o faturamento do consultório, pois um horário foi reservado e não houve atendimento, sendo que o tempo reservado poderia ter sido utilizado para atender outros pacientes.

Soluções

  1. Ligar para o paciente é, até o momento, a maneira mais utilizada para lembrar os pacientes, mas este processo consome muito tempo da recepção, pode ser invasivo, pois a ligação pode ser realizada em um horário no qual o paciente não quer atender, atrapalha o atendimento e eleva os custos de telefonia, sendo que se a ligação for para o celular do paciente, o custo por chamada é ainda mais elevado. Além disso, para as ligações funcionarem dependem também da disponibilidade do paciente para atender o telefonema.
  2. Outra opção é o envio de e-mails, mas o risco do paciente não ler a mensagem a tempo é alto, pois nem todo mundo lê seus e-mails todo dia e, além disso, ainda existe o risco do e-mail cair na caixa de SPAM e nunca ser visualizado pelo paciente.
  3. Usar um sistema para enviar lembretes via SMS para os pacientes é a melhor alternativa, já que possui baixo custo de envio, não consome tempo da equipe (o envio é automático), não são invasivos, uma vez que o paciente abrirá somente quando tiver tempo, e possuem uma alta probabilidade de leitura, pois a grande maioria das pessoas carrega seus celulares consigo a todo momento.

O SMS é a forma mais eficaz de aumentar a assiduidade de pacientes em suas consultas, além de estreitar o seu relacionamento com o paciente que gostará desta vantagem adicional, o lembrete irá valorizar mais o seu consultório perante o paciente, reduzirá faltas e otimizará o seu tempo.

A agenda profissional online e o disparo de mensagens por SMS são funcionalidades do Módulo Agenda do Sistema Netclínica, software inovador que otimiza as tarefas diárias de uma clínica ou consultório médico, otimizando tempo e receita.

Entre em contato com a Equipe Netclínica e saiba mais!

Category:
  Gestão